sábado, 13 de abril de 2013

VOODOO BOYS: O que sempre quis saber e teve vergonha de perguntar…


Os Voodoo Boys são uma mítica banda vimaranense, falsamente emigrada para os Andes.
Na verdade, os Voodoo Boys oriundos dos mais diversos cantos do concelho vimaranense, rapidamente se aperceberam de que se queriam ser grandes, conhecidos e verdadeiramente míticos teriam que emigrar, o que, de facto, vieram a fazer para os Andes, embora falsamente, aquartelando-se em local próximo da Citânia de Briteiros (Citânia de Briteiros essa que pertencendo ao concelho, muitas pessoas teimam em ignorar tal facto, o que, como é evidente deu mais força ao mito).
O nome da banda teve origem numa lenda de Briteiros (Santa Leocádia), segundo a qual alguns rapazes se juntavam em redor do túmulo do Rei Wamba – Rei Visigodo – e fazendo piruetas e outras artistices, influenciadas por álcool e opiáceos, praticavam ritos voodoo. A tais cenas artísticas vieram a chamar-lhe depois artes performativas
A razão pela qual estes se juntavam à volta do seu túmulo era simples:
“A mulher do Rei Wamba perdeu-se de amores por um Rei Mouro e este para a raptar tentou fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo para a poder ir buscar.        
 Os cálculos do Rei Mouro foram mal feitos e o buraco saiu acima do nível das águas. A mulher do Rei Wamba entrou em pânico e o Rei Wamba descobriu a finalidade do buraco.”
Julgada em Tribunal familiar – os Tribunais Plenários de então – a senhora foi condenada a ser atada a uma mó de um moinho e depois atirada a rebolar pela escarpa abaixo até ao Tejo.
Antes da sentença ser executada, diz-se que esta terá amaldiçoado aquela terra, nos seguintes termos:
Nesta terra não haverá cavalos de regalo                                                                         
Nem éguas para lhes saltarem ao falo
Mais padres santos nunca se ordenarão
Mas putas nunca faltarão…
Era, assim, na esperança de que a maldição se concretizasse que aqueles rapazes aí se juntavam. E viam… por vezes… Wamba rodeado de senhoras de menor calibre, ou melhor, em saldo… seja de vida duvidosa… Huuum! Bom, realmente putas.
A lenda também foi pelos membros da banda criada, sendo certo que eles próprios eram esses rapazes (isto fica entre nós, ok? Tu que sabes e eu que sei, cala-te que eu me calarei!).
O nome da banda que esteve para ser Voodoo Bitches – nome vetado pelo Sr. José ao qual voltaremos adiante – passou a ser Voodo Boys, tendo em conta que Grace Slick – vocalista dos defuntos Jefferson Airplane – que por ali também fumava os seus caxuxos depois de ver um ritual destes afirmou: “Nice Boys”. O Sr. José irado respondeu: “Nice Boys? Nice Boys, os tomates! Nice Boys, don´t play rock ´n´roll”. A frase em causa veio a ser, como se sabe, abortivamente usada pelos Guns ´n´Roses numa música que o próprio Sr. José havia escrito para bandolim e trombone de varas – a talhe de foice dir-se-á que a expressão “estou varado” é também da lavra do Sr. José.
O Sr. José é uma figura mítica do rock vimaranense. Na verdade, ele está para o rock vimaranense como o S. Nicolau está para os Nicolinos. Nunca se sabe se o rapaz realmente se embriagava a 6/12 por ser o seu dia ou se aparecia de trenó a 25/12.
Era ele que coordenava os rituais que terminavam invariavelmente – à falta da aparição das quengas – com uma chuva de alfinetes sobre um pobre boneco. Diz-se que o Sr. José terá herdado o gosto Voodoo de um penta-avô paterno que, emigrado em África se divertia a colocar alfinetes na cabeça dos nativos, só para os ver reluzir à noite.
José, contudo, tinha pena dos bonecos, pelo que apenas colocava os alfinetes nas bordas do boneco. Todos os elementos dos Voodoo Boys tinham uma paixão pelas bordas… Naquele tempo, dizia José: “Ide pelas bordas que não engravida.”  
Os elementos dos Voodoo Boys eram uma malta musicalmente eclética, inter-geracional, devota do voodoo.
Chegou a andar por aí um sulista que, pensando poder juntar-se aos Voodoo Boys, começar a fazer os mesmos rituais com facas! Descoberto e posto a mexer, Sr. José, do alto da sua benevolência, condenou-o ao degredo para Cascais.
Bom, mas voltemos à banda!
Em termos de sonoridade, os Voodoo Boys evoluíram de um rock gótico (relembre-se que o Rei Wamba era Visigodo) com fortes influências Coimbrãs (do Coimbra, portanto), para uma sonoridade indie/thrash-ó-pop com influências de Artic Vodka e Glenfidich, conforme o dia da semana e o ritual a executar.
No entanto, alguns dos elementos dos Voodoo Boys provinham de outros credos. De facto, quer o guitarrista Leocádio (cujo nome provém de Santa Leocádia, mas que mais tarde se passou a chamar Leo, porque o tempo de duração para dizer o nome, quase chegava para fumar um caxuxo e o Sr. José detestava desperdícios), quer o baterista João José (apelidado de J.J. que, também mais tarde, passaria a ser nome de treinador do Benfica), provinham da hoste satânica, cuja área de influência se centrava em Briteiros S. Salvador.
Proveniente do Pubidém – o primeiro – e das Taipas – o segundo – ficaram conhecidos por serem cavaleiros de Satan, em nome do qual montaram bandas da área do Metal, designadamente os Black Burn Hate e os Minhotos Marotos.
A conversão deu-se quando Satan, pouco habituado a ceder aos interesses dos seus trabalhadores, lhes aplicou o regime dos duodécimos distribuindo-lhes o pão de ló da Páscoa em doze pequenas tranches, à hora do Submarino, pelo seu satanicum laborum.
O Sr. José não foi de modas! Tendo constatado que a crença voodoo estava a decrescer, por força dos seus milhares de fiéis (que, na verdade, nessa altura eram apenas dois, mas pelas alminhas não digam nada ao Sr. José!) estarem mais preocupados com o vinho, uns – que na realidade era um, ao qual já voltaremos -, e outros – réupéupéu reupeupeu, pardais ao ninho – com os trojans, peer-to-peer, firewall e quejandos, decidiu lançar-se na conquista de novos povos!
J.J. que estava habituado a fazer regressar as almas às profundezas dos infernos à martelada, apesar de não se ter desfeito do “martelo” que ainda usa para dar umas marteladas, ocupou o lugar de baterista esgrimindo as baquetas como se de bandarilhas se tratasse que coloca no lombo do touro – mais precisamente nas bordas – à velocidade de um blast beat (padrão rítmico de bateria que faz uso de baquetadas rápidas alternadas ou coincidentes na caixa e no prato. Assim, a caixa e o prato formam a base da batida, enquanto o bombo é tocado entre eles para criar uma "parede sonora" – ou seja, é mais ou menos como aqueles relógios despertadores antigos que tinham duas campainhas e um badalo a tocar entre eles).
Leocádio, Leopoldo para os inimigos e Leo para os voodoo lovers – hostes infernais ou deveria dizer voodoozais, adoradoras dos Voodoo Boys – era amolador de metais e ferreiro nos tempos livres, vibrando o seu tição naquelas almas infernais que se comportavam angelicamente, apesar de não ter deixado o seu tição que ainda usa para umas tiçambalhadas, passou a ser guitarrista de fino recorte técnico. Aliás, teve também uma curta passagem pela escola na qual fumava relvas de variadas proveniências, sendo que quando lhe perguntavam porquê que fumava relvas, respondia placidamente: “Não são relvas! São ervas! Eram relvas mas deram-lhes equivalência”.
Por seu lado, a velha horda voodoo, seguidores do Sr. José desde a primeira hora, em renovadas ressacas, mantinham vivo o culto das bordas.
De facto, num momento de menor pontaria, Miguel, tendo apontado o seu alfinete às bordas, acertou em cheio no alvo.
Mestre na arte de esbordejar e de manobrar as seis cordas, Miguel estava confiante, convencido de que chegariam os seus conhecimentos enquanto escolar de música para que Marta não ficasse como uma clave de sol.
Puro engano! Nada disso! Era preciso fazer o teste…
O teste foi feito e o primeiro Voodoo Boy da era Submarino havido sido concebido. Já o Rei Wamba havia aparecido em sonhos a Marta, avisando-a: “Oh Carai! Essa cena das bordas vai correr mal!”
Nas bordas também havia andado Melo. Esse ordinário (com H grande) era o vocalista dos Voodoo Boys. Os grunhidos que saíam das goelas desse animal atordiam qualquer mortal.

Armado em trovador
Escreveu ele sem grande rigor:
Não se enganem, meu nome é Rui
Sou caramelo provindo de Tui
Quem disse que tinha voz, quem?
Quem mo disse enganou-me bem.
E por lá andava aos caídos,
Bebendo copos já meios bebidos
Mas alguém se cansou e disse: “Camarada,
Àquela parte vai tão afamada!”
E foi aí que ele pegou na manta e no farfalho
Soltou um flato e pôs-se no caralho.

Por falar em ares e ventos, Melo angariou para a banda três elementos do auto-proclamado Movimento Musical do Wind Metal.
Seguidores do velho princípio do ferreiro “há que bater enquanto está quente”, os homens provindos do Pubidém, ostentando instrumentos esbeletos, brilhantes e luzidios, colhiam rapidamente os favores do belo sexo.
O seu timoneiro Faria esgrimia com mestria a sua batuta, rasgando ar em excêntricos movimentos e pélvicas posturas, dançando o zumba ao som de Tchaikovsky (conhecido pela invenção do banho tcheco), enquanto a sua banda ululava o hino de Guimarães.
Depois de uma duríssima negociação, Melo jogou o trunfo… era uma garrafa de Quinta da Pacheca. Fine port wine dizia e continha sulfitos como mandam as boas regras do embotelhamento.

E Faria, a contragosto,
Desceu de seu nobre posto,
Largou a batuta, deixou os brióis,
E juntou-se aos infames Voodoo Boys.

Irmãos de nascença (ao contrário de uns e outros que para aí vemos chamarem-se irmãos, mas afinal abafam a palhinha), Carlos e Marco decidiram que nada tinham a perder, e ao som da tuba funerária dos The Zombies juntaram-se à festiva malta, cuja tampa pelas duas salta (alusão a um disparatado programa de rádio que vai para o ar pelas duas da matina).
Nas bordas do happening, ao qual vossas excelências terão o grato prazer de assistir, veio Machado. Inventor da bucha química, aquele de quem Amália esquecia o nome quando soltava “anda Pacheco!”, o mago das sete gaitas, o gaiteiro vimaranense e paridor das mais estrondosas gaitadas que o mundo civilizado conheceu, era também conhecido como inventor da frase: “É de lado, como o Machado!”.
Bluesman dos Palheiros, rocker da Quintã, Machado foi arauto antes dos 20!
Tomou o nome de um imperador antes de tomar sete óisquis, e logo depois tomar Guimarães com o seu rock progressivo.
Machado era um homem simples, vivia da terra, cultivava, até que na Lusa Atenas assentou arraiais, não sem antes ter partilhado palcos com o Sr. José.
Sete anos demorou a convencer, em retóricas maquiavélicas, promessas desveladas, velas desfraldadas, mitos, ritos, e preconceitos postos de lado, juntou-se uivando: “You’re in the army now!”.
Por fim, como diria Brian Adams, “the best was yet to come”.
Manel, ex pároco de Infias, conhecido mentor, fundador e Papa da Igreja dos Fiéis da Última Chance, encontrando-se debruçado sobre as bobines da gravação da última epístola da sua Igreja, decidiu, também ele, juntar-se aos demais, envergar as vestes voodoo, e deixar de lado, ainda que por momentos, a sua Igreja.
Dizem que, após a sua actuação com os Voodoo Boys, a Igreja passará a ser conhecida como Igreja dos Fiéis da Penúltima Chance, porque a última será usada hoje à noite.
Eufémia, trovadora dos ventos que passam, conhecida estudante de variados MBAs (Master in Bandas Anormais), havendo-se lançado e pertencido aos infames Górmito, Holy Fry Day, The Zombies e Contumazes, investiu também nos Voodoo Boys, mostrando que a música voodoo não é coisa machista.
E a tropa seguiu o seu rumo em direcção ao horizonte, qual Lucky Luke de Mesão Frio.
José orientava, Melo bebia, Miguel deletava, Leo esgalhava, Jorge fumava, Faria resfolegava, Carlos e Marco tangiam o seu instrumento, Manel ungia, Catarina estudava e Machado, estafado, bramia.

13 de Abril de 2013!

13 anos depois do fim do mundo, um novo fim do mundo se avizinha, envergonhando o anterior.
Convocados que foram videntes, cartomantes, magos e dentistas, apesar de tudo os Voodoo Boys serão hoje os artistas.

See you on tour!


Stick it in Tour 2013

13.04.2013 – Projecto Club
14.04.2013 – Salão Paroquial de Penselo
15.04.2013 – Casa do Povo de St.ª Leocádia de Briteiros
16.04.2013 – Sede da Junta de S. Salvador de Briteiros
17.04.2013 – Casa de Tias em S. Lourenço de Selho
18.04.2013 – Danceteria Universo
19.04.2013 – Descanso, que até Deus descansou no 7.º dia

Depois disso, num bar qualquer, e depois de um bar qualquer, na vossa casa, na minha, no Mundo.


Forget sexual old toys,
Join the tour of Voodoo Boys!




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