Há dois factos inegáveis: a Capital Europeia da Cultura e o Mundo acabam no mesmo dia: 21 de Dezembro. Como podemos almejar um melhor e mais estrondoso espectáculo de encerramento? O Apocalipse estará, seguramente, entre os melhores projectos de performance deste ano. Cientes deste sucesso garantido, os responsáveis pela programação estão a trabalhar afincadamente para permitir a todos os Vimaranenses uma entrada digna no céu. A quase todos, vá.
De acordo com plano actual, estão previstas as seguintes actividades :
02:00 - Sismo de 9.5 na escala de Richter - epicentro no Pio IX. Poderá chegar a 9,6, se o Pio IX estiver lotado de carros a essa hora da madrugada, como habitualmente.
03:00 Consequente derrocada da montanha da Penha abalroa novas instalações da Escola Preparatória João de Meira e do Liceu de Guimarães, silenciando permanentemente o alarme avariado e os apitos estridentes que desde há um ano teimam em se fazer ouvir nas piores horas.
07:00 Árvores do novo Jardim da Alameda começam a arder sob acção dos primeiros raios solares, queimando as lâmpadas fluorescentes em forma de estendal e fornecendo finalmente uma nova iluminação assente em tons quentes, para essa zona da cidade.
09:00 Precipitação diluviana de galináceos (essencialmente frangos). Sendo uma zona de altíssima pressão, o Estádio Municipal D. Afonso Henriques receberá a maior parte da chuvada.
10:00 Colina Sagrada entra em erupção. Através de complicados cálculos de física efectuados por dois calceteiros que trabalharam no novo Toural, espera-se conseguir que as pedras do Castelo e Paço dos Duques aterrem ordenadamente no local do actual Círculo de Arte e Recreio, construindo automaticamente uma nova e condigna Sede para esta instituição.
12:00 Lava resultante da erupção derrete calcanhares da estátua de Afonso Henriques, recordando a lenda do primeiro Rei de Portugal que, além de Vimaranense, era aleijadinho e foi trocado por outro, segundo rezam algumas más línguas. Representantes da cidade de Viseu poderão tentar roubar a estátua antes de esta ser atingida, sendo que a PSP estará de prevenção.
13:30 Monumental Feijoada na Adega dos Caquinhos.
13:50 Novo sismo e explosão na parte baixa da cidade, com epicentro na Travessa dos Caquinhos, de intensidade 9.8, podendo ser de 9.9 conforme a chouriça e a morcela do repasto sejam mais ou menos gordas.
16:30 Queda de meteorito no Campo República do Brasil (vulgo Campo da Feira), formando uma cratera gigantesca e causando a extinção maciça de todos os dinossauros políticos da região. Para a eventualidade de o mundo não acabar mesmo em 21 de Dezembro, prevê-se que este gigantesco anfiteatro será o novo Multiusos de Guimarães, onde se poderão realizar futuramente eventos tão significativos e ecléticos como o encontro das cruzes no Domingo de Páscoa; o quadrigésimo nono concerto de Tony Carreira em Guimarães; a triagem de indivíduos em coma alcoólico durante as Nicolinas ou mesmo um "Concerto para Cachecóis e Orquestra", pela Fundação Orquestra Estúdio.
18:30 - Enorme saraivada destrói Biblioteca Municipal Raul Brandão. Os responsáveis explicam a escolha deste local com a sua falta de uso. Caso o mundo não acabe, erguer-se-á aqui uma dependência da Câmara Municipal, exclusivamente dedicada a tratar das coimas por estacionamento em lugar proibido (prevê-se um grande aumento dessas ocorrências).
20:00 - Encenação da peça “Arrependei-vos ó Mamões!", nos claustros do Museu Alberto Sampaio, sob Direcção de Cena do Papa Bento XVI. A Igreja Católica propôs ao Governo Central a suspensão de todas as idas à casa de banho durante essa hora, para que assim todos os Portugueses possam assistir e participar no Ofertório. Alberto João Jardim e a ilha da Madeira recusaram pagar, alegando que o mundo, tal como o dinheiro e a mama, não acabam em 2012. Nesta encenação, todos os aspectos que possam lembrar riqueza ou vaidade serão purgados, excepto os sapatos Prada do detentor da cadeira de S. Pedro.
21:00 Arraial Minhoto na Plataforma das Artes, seguido de Arraial de Porrada no Largo do Toural.
23:00 - Rio Couros transborda, provocando gigantesco tsunami que arrasa o Novo Mercado Municipal, para gáudio dos feirantes. Poucos minutos depois, nível da água atinge muralha “Aqui nasceu Portugal”. Centenas de emocionados habitantes da cidade de Viseu compraram já todos os lugares disponíveis no telhado da Caixa Geral de Depósitos.
23:58 - Numa parceria entre a Universidade do Minho, os Velhos Nicolinos e o CERN, os robots Nico & Lino tentarão finalmente descobrir a partícula Bosão de Higgs, recriando o Big Bang (o início do Universo) na Torre dos Almadas.
23:59 Fim do Mundo.
24:00 - Escuridão total. Silêncio quase absoluto. Ouve-se apenas, ao longe, o leve esvoaçar de notas de 500 euros que brotam de dentro dos destroços do Palácio Vila Flor…
Tiago Simães
Sem comentários:
Enviar um comentário