quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

E se olhassemos para nós próprios...

Andou aí nas televisões e revistas da especialidade de todo o Mundo o episódio "Michael Phelps a sugar um cachimbo de água... e não era cominhos".
Esta rapaziada do desporto começa muito cedo a ter uma vida de adulto. Parece-me que isto é consensual. Os jogadores da bola começam aos 12/13 anos e muitíssimas vezes mais cedo a ter treinos diários para ter um jogo por semana, esquecendo-se muitas vezes os senhores dirigentes que estes são adolescentes e jovens como os outros.
É verdade. Deixem-se de tretas! Não me digam que o Ronaldo, o Figo e o Simãozinho são exemplos que os jovens seguem e pretendem seguir.
É falso. Os jogadores da bola, tal como todos os desportistas, são pessoas como nós e dizer-se que eles são, ou devem ser,exemplos para os jovens da idade deles ou até para os mais velhos é uma hipocrisia.
Sejamos coerentes: os nossos filhinhos terão as suas virtudes - outras - que não tem o Ronaldo ou o Simãozinho. E digam-me: Alguém quer ser como eles?
É que atrás do prematuro abandono escolar, vem uma iliteracia militante e uma futilidade de meter inveja a qualquer Caneças.
Crescem com tudo nas mãos e mais alguma coisa. Cedo emigram e levam a "piquena" que engataram numa qualquer festa recomendada pelo seu agente. São novos, têm 20 anos, é a sua primeira, mas a distância aborrece e chateia.
Depois vem o casamento.
Como cedo casam, também cedo se aborrecem.
Arranjam mais duas ou três.
Saem de casa tão cedo que os pais não têm tempo para lhes demonstrar como se pega nos talheres, quanto mais para lhes dar uma educação em condições...
São eternas crianças. Amuam nos jogos, depois deles, com o agente (que se farta de ganhar dinheiro com os ditos), com a mulher. Vêm para a imprensa dizer que deviam jogar a defesa esquerdo em vez de jogarem a médio centro e amuam outra vez.
Veja-se o que aconteceu ao Simãozinho que foi preterido como capitão do Benfica em prol de um jogador mais velho e andou amuado um mês.
São putos que não tiveram tempo para crescer. Exemplos? Se são exemplos eu quero ser cidadão do Burkina Faso.
Ora, é evidente que sendo jovens como quaisquer outros, têm o direito a divertirem-se, a beber em demasia uma vez por outra sem que ninguém os chateie.
Não é correcto o que fizeram com o Michael Phelps.
É certo que o rapaz se devia rodear melhor e não ter amigos que distribuem fotografias suas pelos jornais, mas é jovem e merece tempo para uma extravagância.
C´os diabos!!! O homem ganhou 7 ou 8 medalhas Olimpícas!!! O que pretendem? Um Super Homem iumune às tentações do dia-a-dia? Depois queixam-se que essas estrelas são muito distantes. Pudera. Se de cada vez que qualquer pessoa bebesse um copo estivesse um paperazzi preparado para lhe tirar uma fotografia, até eu me meteria em casa e não falaria com ninguém.
Exemplo? Sejam vocês próprios os vossos próprios exemplos: filhinhos, paizinhos e já agora mãezinhas. Olhem por Vossas Excelências abaixo e atirem a primeira pedra se nunca pecaram (adoro citações bíblicas). Atirem a primeira pedra se nunca cometeram nenhuma excentricidade ou se não fizeram nada de que não se viessem a culpar depois.
Phelps, estamos contigo. Um dia, não são dias e tu tens direito a divertir-te como os outros, senão mais tendo em conta as medalhas Olimpícas. Não peças desculpa na TV porque não tens nada para te desculpar.
E tu Soichi Nakagawa - Ministro das Finanças do Japão - quem aguenta ser ministro das Finanças com esta crise sem beber um copito?
Quem são os senhores japoneses para dizer que os políticos não podem aparecer uma vez por outra com um "grãozito na asa". Todos os meses reuniões fora de casa, convenções, encontros inter-governamentais. Quem aguenta?
Quem é capaz de censurar o Michael Phelps ou o impronunciável Soichi Nakagawa (ainda bem que estou a escrever)?
É certo que não é altura para aparecer meio bebado/drogado... mas... quem não soltou um peidinho no elevador a pensar que não era apanhado?
E se olhassemos para nós próprios...

VIVA O SOICHI NAKAGAWA!

4 comentários:

Anónimo disse...

Fraco. À beira do Boris Yeltsin ou do Alberto João Jardim é um menino de coro.

nunofer77 disse...

Essa do peidinho no elevador, assumo! Um gajo não é só virtudes!!

Quanto ao M. Phelps, e desmistificando o facto do rapaz ser uma super estrela (pelo feito olímpico, e talvez o seja como ser humano... não sei!), a verdade é que somos todos iguais. Partilho da tua sensata e real opinião Melo. Porque carga de água, um gajo não se pode divertir e fazer o que lhe apetece, condizente ou não com a idade. Revoltou-me o facto de vir pedir "desculpa" pelo que fez. Se fosse o "Zé" da esquina ninguém notava, mas era o tal que ganhou um medalhão nos J.O. 08, logo, tem de ser um menino do coro e portar-se como diz a senhora Bobone..

A verdade é que o preço dessa gente (famosa e tal...), é o facto de não poderem fazer nada sem que alguém esteja á espera de poder ganhar uns cobres com isso. Sim, porque isto foi uma questão de cobres e tentar "sarjetar" um momento descontextualizado.

Por isso amigo Phelps, o teu erro foi as companhias erradas, e o não teres partilhado isso com um grupo de amigos que conheço, dos quais estou incluído ;-)

De preferência acompanhado com um BINHINHO do melhor.

NéTasqueiro!

capri-sonne disse...

Faz parte da natureza humana criticar!!! E claro, aqueles que coabitam com recalcamentos e frustrações profundas, são geralmente os primeiros a apontar o dedito ao vizinho, como única forma de prazer, lamentavelmente, pequenez humana.
Preocupante, será talvez a comunicação social compactuar com esta onda de malvadez... e na maior parte das vezes, não só inflama, como não distingue a verdadeira notícia da verdadeira cosquice!
Ainda há poucos dias, a emissão da Comercial foi abruptamente interrompida dizendo: "Noticia de última hora" - isto, dito com aquele tom grave, de tragédia. Eu, que até ia a conduzir, coloquei de imediato o rádio mais alto... julguei que fosse algum atentado, marmoto... ou quem sabe, a dissolução da assembleia!!! E não é que, para meu espanto, se tratava do despiste do Cristiano Ronaldo?!!!
Por instantes julguei que fosse algo do tipo Lady Di e o seu amado Dodi... mas não!! A notícia, era simplesmente o facto de ele ter desfeito o seu carro brinquedo!!!
Haja pachorra!!!!
Isto depois pega-se! Acaba por ser altamente contagiante! Tudo o que é "notícia" é falado, e ninguém pára dois minutos para fazer um raciocínio individual, simples, como este do sr. produtor e concluir o óbvio, que o rapaz é um rapaz como outro qualquer!! Virtuoso, mas de carne e osso!!

Talvez esteja é na hora de deixar os amigalhaços de lado, Phelps, pois está visto que são uns vendidos!!!
Prá próxima Phelps, tens que vir à festa do submarino! Aí é que vais conhecer malta fixe, e a produção do pugrama agradece, pois atrás de ti deve ser só "gaijame"! ;);)

Amil disse...

Aliás, prova da sua tenra idade é mesmo o facto de estar a fumar num cachimbo de água. Eu por exemplo, que também ganhei uma data de medalhas e outros louvores internacionais, já não toco num objecto desses á uns bons 7 ou 8 anos.
Se o homem fosse mais velho não seria apanhado com um cachimbo mas com uma "cachimba" fanhosa, de aluguer numa qualquer rua escura da sua terra. Aí sim, lá se ia o exemplo para as camadas jovens.

Só para terminar, não me digam que o gajo é como outro qualquer... Aquela merda tem motor e turbinas, e que eu me tenha apercebido não conheço mais ninguém que tenha!